Você sabia que existe a assinatura eletrônica dos cartórios de notas?

Os cartórios de notas já autenticaram mais de 200 mil documentos através de assinatura eletrônica do próprio Colégio Notarial do Brasil. O e-notariado utiliza a tecnologia Blockchain para averiguar sua autenticação. E o melhor! Gratuito!

Regulamentada em maio de 2020 pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, a plataforma e-Notariado permite que cidadãos de todo o país realizem diversos serviços por meio de videoconferência, sem a necessidade de deslocamento, podendo acessar o tabelião diretamente por um computador, tablet ou celular. Entre os serviços disponíveis estão os diversos tipos de escrituras – compra e venda, divórcios, doações, inventários, partilhas -, testamentos, atas notariais, procurações e autenticação digital. Não está habilitado ainda o “Reconhecimento de firma” pela plataforma.

A tecnologia blockchain (saiba mais) permite a autenticação de cópias de documentos em formato virtual. Seja um documento digital ou mesmo em papel, permitindo que seja autenticado em formato PDF assegurado pelo Notarchain, rede blockchain dos notários brasileiros.

Essa tecnologia não inviabiliza os certificados digitais emitidos pelo ICP Brasil. Os certificados digitais também são utilizados para assinar escrituras entre outros documentos. 

Cada vez mais documentos digitais são aceitos

Vemos que muitos processos burocráticos, estão se adaptando ao digital e aceitando os documentos virtuais. Com a autenticação de documentos digitais processos burocráticos ficaram mais ágeis. Isso foi graças a segurança da assinatura digital fornece. Nada melhor que a tecnologia blockchain, que é inviolável e incopiável para assegurar tais documentos.

A pandemia causada pelo coranavirus, fez com que a adesão a nova ferramenta tivesse um aumento mensal de 24%. A procura pela solução de autenticação digital de documentos com uso de blockchain cresceu ainda mais rápido, a uma média mensal de 163%, tendo seu pico no último mês de fevereiro, no qual mais de 71 mil páginas foram autenticadas.

“Os indicadores mostram que a utilização da plataforma está em franco crescimento, batendo marcas mensais e concretizando a aderência cada vez maior da população, de profissionais e autoridades.”

A tecnologia blockchain deixou faz um tempo de ser exclusiva para o mercado financeiro. A modalidade de contratos e a segurança da tecnologia, faz com que cada vez mais traga confiabilidade e comodidade para o cidadão. Imagina quando conseguirmos votar para presidente do celular?!

Para Giselle Oliveira, presidente do CBN/CF, o alcance da plataforma coloca o Brasil como exemplo de integração digital:

“Alcançar 50 mil atos online em 10 meses mostra a força que o Brasil tem. Coloca o país como um dos maiores exemplos de integração digital pelo notariado do mundo.”

Giselle atribui os resultados positivos do e-Notariado as soluções da tecnologia blockchain. A presidente estima que a rede conquiste novos adeptos:

“Caminhamos para oferecer praticidade, modernidade, segurança e facilidade a todos os agentes nos tabelionatos do país.”

Com o sucesso da operação do e-Notariado, a perspectiva é de estímulo à adoção da plataforma por mais usuários e da tecnologia blockchain também por outros setores que buscam otimizar processos, reduzir custos e diminuir a burocracia. Isso pode ser feito com blockchains públicas ou privadas, como é o caso da Notarchain, que utiliza tecnologia própria.